Subversa

Pesquisa Revista Subversa: Apontamentos sobre leitura nos dias de hoje

“Século 21, tecnologia avança e literatura deve acompanhar” (anônimo)

Ilustração: AMimura

Ilustração: AMimura

Recentemente, realizamos uma pesquisa com o público leitor da Subversa a respeito da leitura na contemporaneidade. Os participantes, em maioria, se apresentaram como leitores criadores, ou seja, pessoas que estão ligadas à escrita e que consideram a leitura inseparável do processo criativo. São pessoas que, em geral, preferem ler em papel, mas vêm incorporando cada vez mais o ambiente digital como prática de leitura e escrita, tanto para ler como para publicar literatura, assim como artigos científicos e notícias.

Na hora de adquirir livros, optam pela compra em livrarias e na internet em igual medida, indicando assim que as livrarias ainda cumprem seu papel insubstituível no que diz respeito à interação do leitor com as obras.

Na opinião dos pesquisados, as revistas digitais vêm contribuindo para o desenvolvimento da literatura e para o estímulo a novos autores. Como fatores mais importantes deste contributo, foram apontados a facilidade de acesso, a praticidade, divulgação e estímulo para novos autores, a democratização dos espaços de leitura, ampliação do conhecimento, atualização, fortalecimento da cadeia independente do livro, estímulo ao pensamento crítico, reconhecimento, eficácia, alcance.

A Revista Subversa agradece a participação e colaboração de todos, reafirmando seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da literatura luso-brasileira.

A ilustração é do A. Mimura, colaborador permanente da Subversa. Saiba mais sobre ele AQUI.

Marcado com:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados *

Entre em Contato

contato.subversa@gmail.com
Brasil: (+21) 98116 9177
Portugal: (+351) 91861 8367